O Ano da França no Brasil – Artes Plásticas


“O Torso de Gesso”, de Henri Matisse. A obra poderá ser vista no Masp até o final de junho

Revista BRAVO! | Abril/2009

De Matisse A Yves Saint-Laurent

Por Sheyla Miranda

(…)

A Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte de São Paulo (Masp) sediam as mostras inaugurais de um calendário repleto de grandes nomes das artes plásticas francesas. A partir do dia 4 deste mês, 50 trabalhos de Fernand Léger (1881-1955) ocupam o primeiro andar da Pinacoteca. Depois da abertura o Masp entra na brincadeira, e em grande estilo. O principal museu paulistano abrigará cerca de 120 obras de pintores da envergadura de Claude Monet (1840-1926) e Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), além de estrangeiros que moraram na França, como como Pablo Picasso (1881-1973) e Vincent van Gogh (1853-1890). A mais aguardada das exposições, a retrospectiva Matisse Hoje, abre ao público em setembro e traz 15 quadros do mestre da cor Henri Matisse (1869-1954).

As gerações mais recentes de artistas franceses marcam forte presença em toda a programação. “A produção cultural da França é muito efervescente hoje. Claro que é importante mostrar a tradição, mas o público terá a chance de conhecer contemporâneos incríveis, de todas as áreas”, declara Danilo Miranda, presidente do comissariado brasileiro do evento.

(…)

O Ano da França no Brasil é de certa forma uma resposta ao evento ocorrido em 2005, o Ano do Brasil na França. Na ocasião, o público que se dispôs a conhecer a arte brasileira ultrapassou os 15 milhões de pessoas. Houve quem andasse de chinelos de dedo com fitas verde-amarelas amarradas aos calcanhares. Culturalmente falando, Brasil e França vivem um longo caso de amor correspondido – o que leva a prever um público ainda maior do que o de 2005 em vários eventos.

Anúncios

~ por artesplasticasfranca em maio 10, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: